A IMPORTÂNCIA DO TERMO DE REFERÊNCIA DE PLANO DIRETOR COMO NORTEADOR NA ELABORAÇÃO DE DIRETRIZES MUNICIPAIS: O CASO DE FRANCISCO BELTRÃO

Solange Irene Smolarek Dias, Millena Fernanda Bedin, Láira Tieppo Calderan, Raquel Molinete Zierhut

Resumo


O presente trabalho se insere na linha de pesquisa de Arquitetura e Urbanismo, no grupo de pesquisa de Urbanismo. O assunto abordado se refere ao Planejamento Urbano Municipal e tem como tema o estudo comparativo do Plano Diretor Municipal atual, da cidade de Francisco Beltrão, em relação ao Termo de Referência de Plano Diretor Municipal, elaborado pelo PARANACIDADE. Justifica-se a presente pesquisa devido à importância de se ter a elaboração, ou revisão, do Plano Diretor Municipal – PDM, pautado nas premissas elencadas pelo Termo de Referência de Plano Diretor Municipal, que tem como guia o Estatuto da Cidade. Como problema da pesquisa, questiona-se: a concepção do atual Plano Diretor Municipal de Francisco Beltrão foi embasada nas premissas do Termo de Referência PDM? Como hipótese inicial supõe-se que há divergências entre o atual Plano Diretor Municipal de Francisco Beltrão e o Termo de Referência de Plano Diretor Municipal. O objetivo geral é definido em: Comparar o Plano Diretor Municipal de Francisco Beltrão com o Termo de Referência do PARANACIDADE. Adota-se os princípios de Ermínia Maricato, ao considerar o papel de destaque da aplicação da lei no território urbano, resgatando a história da urbanização brasileira, a importância dos instrumentos legislativos na construção da cidade democrática. Através de encaminhamento metodológico comparativo, elabora-se um estudo comparativo, de modo a alcançar o objetivo geral e a análise resultados que refutam a hipótese, concluindo que a concepção do atual PDM de Francisco Beltrão foi embasada nas premissas do Termo de Referência de PDM, elaborado pelo PARANACIDADE.


Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

ANDRADE, Leandro Teodoro. Manual de direito urbanístico. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2019.

BRASIL. Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001: Regulamenta os Arts. 182 e 183 da Constituição estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. Diário Oficial: Brasília, 2001.

_________. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. 22ª Ed. Atlas: São Paulo, 2004.

FRANCISCO BELTRÃO - Secretaria Municipal de Planejamento / IPPUB. Plano Diretor Municipal de Francisco Beltrão – 2017. Disponível em: . Acesso em: 11 de maio de 2020.

LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2003.

ERMINIA, Maricato. Metrópole, legislação e desigualdade. Estudos avançados, São Paulo, v. 17, n. 48, p. 151-166, ago 2003. Disponível em: . Acesso em: 2 jul. 2020.

PARANÁ - Secretaria do Desenvolvimento Urbano do Paraná. Termo de Referência para elaboração de Plano Diretor PARANACIDADE. Paraná, 2004.

SANTOS, Milton. A Urbanização Brasileira. 5ª Ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.