O PLANO DIRETOR MUNICIPAL DE CASCAVEL/PR EM COMPARAÇÃO COM O TERMO DE REFERÊNCIA DO PARANACIDADE PARA PLANOS DIRETORES

Solange Irene Smolarek Dias, Marina Agostine de Albuquerque, Mayara de Brito, Eduarda Cristina Diefenthaeler, Millena Aparecida Sant’Ana

Resumo


O assunto é Urbanismo Municipal e o tema Plano Diretor Municipal. O problema da pesquisa refere-se à: O Plano Diretor Municipal de Cascavel/PR atende ao Termo de Referência do Paranacidade? Como hipótese acreditou-se que o Plano Diretor do Município de Cascavel/PR foi fundamentado através do Termo de Referência do Paranacidade, sendo em 100% sua precisão com o termo. A pesquisa tem como objetivo geral comparar as estratégias propostas no Plano Diretor Municipal de Cascavel/PR com o documento Termo de Referência do Paranacidade. Assim com base no marco teórico, exposto por Milton Santos, quando a ciência se deixa claramente cooptar por uma tecnologia cujos objetivos são mais econômicos que sociais, ela se torna tributária dos interesses da produção [...].  Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se do método de estudo comparativo de caso, coletaram-se e analisaram-se dados, buscando-se refutar ou validar a hipótese. Desse modo, com o desenvolvimento dos resultados, com base nos referenciais teóricos, pode-se refutar a hipótese, visto que o Plano Diretor do município de Cascavel/PR possui algumas divergências em comparação com o Termo de Referência do Paranacidade. E assim responder o problema estabelecido na pesquisa.


Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 27 maio. 2020.

___________. Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001: Regulamenta os Arts. 182 e 183 da Constituição estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. Diário Oficial: Brasília, 2001.

CASCAVEL, MUNICÍPIO DE. Lei complementar n° 91 de 2017. Plano Diretor. Cascavel. 2017. Disponível em: . Acesso em: 04 jun. 2020.

___________. História. 2020. Disponível em: . Acesso em: 27 maio 2020.

DIAS, Caio Smolarek; FEIBER, Fúlvio Natércio; MUKAI, Hitomi; DIAS, Solange Irene Smoralek. Cascavel: um espaço no tempo. A história do planejamento urbano. Cascavel: Sintagma Editores, 2005.

FERNANDES, E. Os Desafios dos Planos Diretores Municipais. Pernambuco, 2017.

GALUCH, Daniel; A Implementação dos Planos Diretores Municipais nos Municípios com Pequenos Núcleos Urbanos no Estado do Paraná e a Sobreposição de Políticas de Desenvolvimento Regional. Curitiba, 2007.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008.

IBGE, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2020.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MUKAI, Hitomi. Proposta de modelo de gestão ambiental baseado na comunidade - estudo de caso no lago municipal de Cascavel - PR. Florianópolis: UFSC, 2003.

Disponível em: . Acesso em: 04 jun. 2020.

PARANACIDADE, Serviço Social Autônomo. Termo de Referência para Elaboração dos Planos Diretores Municipais. Curitiba, 2003. Disponível em: . Acesso em: 27 maio 2020.

___________. Estatuto do Serviço Social Autônomo Paranacidade. Curitiba, 2011. Disponivel em: . Acesso em: 27 maio 2020.

REZENDE, Denis Alcides; ULTRAMARI, Clovis. Plano Diretor e Planejamento Estratégico Municipal: Introdução Teórico - Conceitual. Rio de Janeiro: Scielo, 2007.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado, fundamentos teórico e metodológico da geografia. São Paulo: Hucitec, 1988.

VILLAÇA, Flávio. Dilemas do Plano Diretor. São Paulo, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.