ARQUITETURA E O MERCADO IMOBILIÁRIO

Fernanda Alonso Alberti, Renata Esser Sousa

Resumo


Esta pesquisa busca compreender a importância do projeto de arquitetura com relação ao mercado imobiliário, tendo como norte para direcionamento o progressivo crescimento da produção em série de arquitetura voltada para o ramo imobiliário. O problema motivador da pesquisa é: Os projetos arquitetônicos de qualidade podem potencializar o mercado imobiliário? A hipótese é de que o público não está mais disposto a consumir qualquer produto que o mercado oferece. Assim, construir espaços únicos no meio urbano, com qualidade, agradáveis e principalmente funcionais com a vida do homem é o papel do arquiteto e urbanista. Além disso, um bom projeto arquitetônico reduz custos com relação aos erros de compatibilização, sendo esse capaz de criar iniciativas para economizar na obra, de planejar opções sustentáveis para melhoria da qualidade de vida e de desenvolver um produto com maior identidade ao público final que irá usufruir do espaço, juntamente de uma considerável contribuição ao meio ambiente. Isto posto, atualizar essa discussão significa incorporar novas temáticas que simbolizam o novo momento vivido. Para tanto, foram analisadas obras desenvolvidas com a participação de um profissional arquiteto e obras realizadas sem esse profissional com intuito de análise e resposta ao problema de pesquisa. A combinação desses métodos atendeu à investigação dos objetivos e aos resultados, indicando que esse profissional tem papel fundamental no mercado imobiliário, pois possibilita a execução de projetos arquitetônicos de qualidade, o que influencia diretamente na sua velocidade de venda e valorização dos imóveis.


Texto completo:

PDF

Referências


BARATTO, R. AD Brasil Entrevista: Bjarke Ingels/BIG. ArchDaily Brasil. 2014. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2019.

BOTTON, A. A Arquitetura da Felicidade. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.

CALDEIRA, T. P. R. Cidade de muros: Crime, Segregação e Cidadania em São Paulo. São Paulo: EDUSP, 2003.

CAU/BR, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Arquiteto Urbanista e seu Papel Social. CAU/BR. 2013. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2019.

CAU/RJ, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro. CAU/RJ Entrevista o Arquiteto Silvio Colin. CAU/RJ. 2014. Disponível em: . Acesso em 17 ago. 2019.

COLIN, S. Uma introdução à arquitetura. Rio de Janeiro: Uapê, 2000.

CORRÊA, R. L. O espaço urbano. 4. ed. São Paulo: Ática, 2005.

CURY, V. M. Marx, Engel e as cidades no capitalismo. Anais. 4º Colóquio Marx e Engels, Unicamp, 2005. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2019.

LEFEBVRE, H. A Re-produção das relações de produção. Porto: Escorpião, 1973.

______. La production de l'espace. Paris: Antrhopos, 2000.

MAHFUZ, E. C. Práticas de Resistencia nas Fissuras da Arquitetura Mercantilista. Revista AU. 2005. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2019.

MARX, K. O Capital. 12.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1988.

______; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

MONTEIRO, A. L. O Papel da Arquitetura no Mercado Imobiliário Brasileiro. LinkedIn. 2016. Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2019.

NUNES, C. G. F.; LACERDA, N.. Planejamento urbano, arquitetura e urbanismo: a serviços de uma outra geografia? Revista Sociedade e Estado, vol. 31, n. 02, 2016. Disponível em: . Acesso em: 30 set. 2019.

PEREIRA, P. C. X. A construção da cidade (1872 - 1914). São Paulo: Rima, 2001.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2.ed. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.

SPOSITO, M. E. B. Novos conteúdos nas periferias urbanas das cidades médias do Estado de São Paulo, Brasil. Investigaciones Geográficas, vol. 54, Cidade do México, 2004.

TEIXEIRA, L. P. Metodologias das Pesquisas do Mercado Imobiliário. Banco de dados comissão de economia e estatística - CEE - CBIC. Belo Horizonte, 1999.

TRAMONTANO, M. Apartamentos, Arquitetura e Mercado: Estado das coisas. NOMADS USP: São Paulo, 2006. Disponível em: . Acesso em: 14 ago. 2019.

VARGAS, H. C.; ARAUJO, C. P. Arquitetura e Mercado Imobiliário. Barueri: Manole, 2013.

VARGAS, H. C. O Projeto de Arquitetura e o Mercado Imobiliário: O caso da cidade de São Paulo. Trabalho apresentado na sessão livre. Tramas da Inclusão: imagem cidade e consumo. Anais. VII Encontro Nacional da ANPUR, Recife, 1997.

WOOD, E. M. A origem do capitalismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.