OS BENEFÍCIOS PROVENIENTES DO PLANEJAMENTO E CONTROLE EM UM ESCRITÓRIO DE ARQUITETURA

Bruna Dal Molin Paludo, Renata Esser Sousa, Camila Pezzini

Resumo


O presente trabalho pretende expor a temática dos benefícios provenientes de planejamento e controle em um escritório de arquitetura. Para isso, abordam-se os assuntos de planejamento e controle com enfoque na importância e nos passos a serem realizados em um escritório de arquitetura, além do conceito de qualidade para empresas. Assim, a partir do problema: “quais são os benefícios provenientes do planejamento e controle em um escritório de arquitetura?”, o trabalho tem como hipótese a possibilidade de que as vantagens sejam diversas, visto que o planejamento e o controle em um escritório de arquitetura podem auxiliar na organização dos processos, ocasionando otimização de tempo e gerando uma maior produtividade. Isto posto, define-se como objetivo geral da pesquisa elencar os benefícios advindos das ferramentas de planejamento e controle em um escritório de arquitetura. Os resultados foram atingidos por intermédio de pesquisas bibliográficas e de estudos de caso, que apresentam gráficos gerados a partir de questionários realizados juntamente a 12 diferentes escritórios de arquitetura. As respostas possibilitaram análises e discussões dos detalhes discutidos que, ao final da pesquisa, colaboraram para a validação da hipótese e elaboração das considerações finais.


Texto completo:

PDF

Referências


ALVARENGA NETO, J. Planejamento estratégico na arquitetura e engenharia. Alvarenga Neto. 2016. Disponível em: .

BIFF, M. Funções administrativas: controle. Administradores. 2019. Disponível em: .

CASTEJON, R. A pertinência do planejamento estratégico para os gestores. Franca: Uni-FACEF. 2012. Disponível em: .

CHIAVENATO, I. Administração nos novos tempos. 2.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

CHIAVENATO, I. O que é planejamento e para que serve? Portal Educação. 2004. Disponível em: .

CORNÉLIO, A. F. O controle na administração - algumas pesquisas básicas. Revista de Administração de Empresas, vol. 11, n. 02, São Paulo, 1971. Disponível em: .

FERREIRA, J. D.; BUOSI, V. V. A.; GASPARINI, V. A. A Importância da Qualidade nas Organizações. Revista de Ciências Jurídicas e Empresariais, vol. 17, n. 01, p. 50-55, Londrina, 2016. Disponível em: .

GUERRINI, S. L. A importância dos processos de qualidade em uma empresa. Administradores. 2018. Disponível em: .

MACHADO, S. S. Gestão da Qualidade. Inhumas: IFG; UFSM, 2012. Disponível em: .

MARCONI, M. A.; LAKATOS , E. M. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2003.

MEIRA, L. Controle administrativo: conheça a importância para a sua empresa. Procenge. 2020. Disponível em: .

MENDONÇA, M. Fundamentos do Controle. Macapá: UNIFAP, 2011. Disponível em: .

RODRIGUES JÚNIOR, J. C. 5 dicas para abrir um escritório de arquitetura e ter sucesso Conube. 2017. Disponível em: .

SALGADO, S. D. F.; VENDRAMINI, P. As funções administrativas: a função planejamento. 2003. Conteúdo elaborado para a Universidade Estácio, 2003. Disponível em: .

SHIBUYA, D. C. P.; GUIMARÃES, L. M. L.; BARROS, P. E. L. C.; SILVA, E. C. R. A importância da qualidade para as empresas pernambucanas participantes do Prêmio da Qualidade e Gestão Pernambuco – PQGP. 2006. Artigo apresentado ao XXVI ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção), Fortaleza, 2006. Disponível em: .

SILVA, E. C. B.; LEON, M. C. S. A importância do planejamento para o sucesso empresarial. Três Lagoas: AEMS, 2013. Disponível em: .

VIVA. Descubra os segredos de como montar um escritório de arquitetura de sucesso! Viva Decora Pro. 2018. Disponível em: .


Apontamentos

  • Não há apontamentos.